Ser ecologicamente correto é muito mais do que simplesmente colar adesivos em carros e estabelecimentos. É preciso adotar ações que tenham como foco o cuidado com o planeta, dentre elas o cuidado com descarte correto de lixo.
Tudo que fazemos, por menor que seja, gera lixo. Desde a alimentação em shopping até o trabalho em escritório.
Na mesma medida que a redução da quantidade representa uma pauta importante, seu descarte correto pode representar o primeiro passo para tornar o condomínio um espaço parceiro do meio ambiente.
Pensando nisso, apresentamos as principais informações sobre o descarte correto de lixo e como ele pode se aplicar nos condomínios. Confira:
Descarte correto de lixo: Saiba o que é coleta seletiva
A coleta seletiva em primeiro momento pode apresentar-se como algo complicado, principalmente quando se trata de um condomínio com uma grande quantidade de pessoas.
No entanto esse é um método comum já implementado em uma série de ambientes públicos e privados. A coleta seletiva trata-se do método de separar lixo seco e orgânicos, também é possível fazer a separação por cores. Nas escolas é normal que crianças sejam ensinadas que:
- AZUL: papel/papelão
- VERMELHO: plástico;
- VERDE: vidro;
- AMARELO: metal;
- PRETO: madeira;
- LARANJA: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);
- BRANCO: resíduos de hospitais e serviço de saúde;
- ROXO: lixo radioativo;
A partir dessa separação e classificação dos diferentes tipos de lixo é possível tornar o processo de reciclagem mais fácil. Dessa forma, torna-se possível distinguir o lixo que pode ser reutilizado daquele que deve ir para aterros sanitários.
Leia também: Como empresas podem conscientizar os colaboradores sobre COVID-1
Como implantar a coleta seletiva em condomínios?
Sem dúvidas o primeiro passo para implementar esse modelo de descarte correto de lixo em condomínios é a conscientização. Afinal, essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto por todos os moradores. Separamos algumas dicas que podem ajudar:
- Apresenta conteúdos sobre o assunto: Estabeleça um canal de comunicação com os moradores para que nele sejam compartilhadas matérias sobre a importância do descarte correto.
- Busque exemplos: Pesquise por exemplos de outros estabelecimentos que já fazem uso da coleta seletiva, como foi o processo.
- Encontre fornecedores: No mercado já existem empresas fornecem lixeiras para descarte correto, de acordo com as cores apresentadas. Algumas empresas também se responsabilizam pelo tratamento do lixo.
- Escolha um bom local: Encontre um local para que os resíduos sejam alocados. Esse ambiente precisa ser de fácil acesso dos moradores, da equipe de tratamento e equipe de limpeza.
- Lembre-se de manter o local limpo: Por mais que o assunto em questão seja lixo, é preciso lembrar-se de manter o local com as lixeiras sempre limpos. Dessa forma, os moradores se sentirão mais confortáveis durante seu processo de descarte.
Agora que você já como manter sua empresa ativa, entre em contato com os especialistas do Edifício World Business e alugue seu ambiente!